Menu

Conteúdo, Estratégia

Vamos fazer um exercício juntos. Tente lembrar quantos vídeos você já assistiu ao longo do dia de hoje. Quantos você realmente buscou? E quantos chegaram até você, sem o menor esforço?

Estamos falando sobre um caminho sem volta: oito a cada dez postagens serão feitas em vídeo ou áudio até 2022. E se a escolha for vídeo, saiba que eles serão curtos. Um levantamento do Instagram mostrou que os vídeos curtos, com menos de 15 segundos, representaram 45% dos conteúdos postados no feed da rede em julho de 2020.

E por que tantas pessoas recorrem aos vídeos?

Esse aumento expressivo está muito ligado ao novo comportamento de consumo no mundo todo. As pessoas estão buscando conteúdos mais leves, atrativos e que possam ser consumidos de maneira rápida.

O próprio Instagram vem criando ferramentas para impulsionar a divulgação de vídeos curtos, como os Reels, por exemplo. E, claro, não podemos deixar de falar sobre o fenômeno do TikTok. Aquele tanto de dancinhas (muitas vezes bobas) nos revelam questões importantes para o mundo dos negócios.

O seu consumidor busca interação e cooperação. E é o mesmo que você busca: novas formas de se conectar com as pessoas. Essa é a principal razão para o sucesso do TikTok. A plataforma supre uma lacuna de socialização estimulada pela pandemia do coronavírus de uma forma rápida e simples.

Outro motivo para tamanho sucesso da rede parece estar relacionado à possibilidade dessas interações abrirem caminho para que cada usuário possa mostrar sua marca pessoal através da reprodução de uma tendência.

A consequência é o aumento de visibilidade, popularidade e da autoridade de quem está presente – e ativo – no TikTok. E veja só que ótima oportunidade para as empresas. Abre-se a possibilidade de aproximar ainda mais a comunicação da sua marca com o público-alvo.

O mercado precisa oferecer o que o público demanda. A grande sacada é entender que tipo de mensagem prende a atenção do (seu) público e abusar desses recursos para conseguir o bem mais valioso que todos nós podemos oferecer: nosso tempo.

O crescimento dos vídeos curtos deixa clara sua importância e as novas experiências que são proporcionadas por eles. As empresas conseguem alcançar seu público como nunca, através de conteúdo criativo, interativo e de fácil acesso.

E por falar em conteúdo, destacamos três fatores que estão impulsionando todo esse nosso envolvimento com o conteúdo em vídeos. Olha só!

  • Senso de comunidade: os vídeos são capazes de conectar pessoas com ideias semelhantes. Isso gera conexão, familiaridade, aquela sensação de que a gente conhece o criador de conteúdo. E, além disso, conectam pessoas com interesses em comum através dos comentários.
  • Empoderamento: temos a possibilidade de escolher o que queremos consumir – mesmo que muitas vezes a gente acabe sendo impactado sem querer por uma avalanche de conteúdo.
  • Felicidade: é isso mesmo, felicidade! 80% dos usuários do YouTube afirmam que a plataforma os deixa felizes.

Deu pra sacar a importância dos vídeos na vida dos usuários?

É impossível falar de vídeos e não falar do YouTube

O YouTube faz parte da vida de mais de 105 milhões de brasileiros. A plataforma está presente na estratégia de desenvolvimento de negócios e daqueles que se comunicam por vídeos. São cerca de 2 mil canais com mais de 1 milhão de inscrições – acima de 100 mil inscritos, são mais de 20 mil canais.

Um estudo da consultoria Oxford Economics mostra que, no Brasil, o mercado em torno do YouTube impactou o Produto Interno Bruto (PIB) de 2020 em R$ 3,4 bilhões e gerou 122 mil empregos.

Esse mesmo estudo também mostrou que 87% das empresas com canais no YouTube acreditam que a plataforma ajuda a conhecer melhor seu público, sendo que 85% conseguiram aumentar a base de clientes após publicarem vídeos.

Em setembro de 2020, o YouTube anunciou seu recurso de vídeos curtos e concorrente do TikTok, o YouTube Shorts. A partir disso, separamos algumas estatísticas importantes da plataforma, que acreditamos que profissionais de marketing precisam conhecer. Vamos lá?

– O YouTube é o segundo site mais visitado e o segundo mecanismo de busca mais usado no mundo, depois do Google. Quem trabalha com marketing pode explorar as possibilidades oferecidas pelo YouTube Shorts como um meio para alcançar novos públicos.

– Em julho de 2021, o YouTube Shorts foi disponibilizado em mais de 100 países em todo o mundo e ultrapassou a marca de 15 bilhões de visualizações médias diárias – pra você ter uma noção, no final de 2020, a visualização diária do YouTube Shorts era de cerca de 3,5 bilhões de visualizações.

– Com a criação dos Shorts do YouTube como uma seção dentro do YouTube, um assinante pode interagir tanto com o conteúdo de formato curto de um usuário, quanto com conteúdos mais longos.

Pode não parecer grande coisa, mas, por exemplo, um influenciador com muitos seguidores no TikTok pode ter dificuldade em transferir seu público para o YouTube. Com o YouTube Shorts, os criadores de conteúdo têm mais chances de aumentar a base de usuários inscritos em seu canal.

– O YouTube anunciou um fundo de curtas do YouTube, o Shorts Fund, de  100 milhões de dólares que será distribuído até o ano de 2022. O YouTube relata que escolherá entre milhares de criadores qualificados e pagará a cada criador algo entre 100 e 10 mil dólares por mês.

– Há também outras formas de ganhar dinheiro no YouTube: programa de parceria do YouTube, YouTube BrandConnect, Super Chat, Super Obrigado, Super Stickers, merchandising, eventos, YouTube Premium e Membros do canal.

Você sabia que o vídeo curto mais assistido do YouTube foi o da produção de um sabonete em formato de pé? Pois é, o vídeo de 35 segundos tem mais de 8 milhões de curtidas e 33 mil comentários desde sua postagem em abril de 2021. O famoso Short recebeu 232 milhões de visualizações somente no primeiro mês.

Será que ainda restam dúvidas de que dá pra fazer conteúdo interessante para gerar engajamento apenas em vídeos rápidos e simples? Depois desse exemplo do sabonete de pé, não há a menor dúvida.

Se você ainda não entendeu como navegar o mercado de vídeos, a Colony pode te ajudar! Com um olhar especializado de mercado, nós podemos planejar o seu conteúdo e sua estratégia. Quer saber mais? Envie um e-mail para gente no whatsyourcolony@colony.com.br e vamos bater um papo!

 

Linkedin
WhatsApp