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Estratégia

As hashtags continuam em alta! E temos ótimos motivos para te incentivar a usá-las nos seus posts – mas da forma correta. Quer saber mais?

Antes de mais nada: a hashtag é um termo associado a tópicos que podem ser pesquisados em redes sociais, inserindo o símbolo do “jogo da velha” (#) antes da palavra, frase ou expressão. Ela permite que todas as publicações em redes sociais que usem uma mesma hashtag possam ser mais facilmente encontradas.

Depois de tantos anos nas redes, talvez tenhamos a impressão de que as hashtags caíram em desuso, mas fique sabendo que, se utilizadas com coerência, elas são parte fundamental de uma estratégia de marketing.

O principal objetivo das hashtags é direcionar o usuário das redes sociais para uma página de publicações relacionadas àquele tema ou discussão.

Cada hashtag é transformada em um hiperlink que direciona a pesquisa para todos os conteúdos que também foram marcados com aquela hashtag específica. E assim seu conteúdo atinge pessoas que talvez nem conhecessem a sua marca. Deu pra sacar?

E usar uma hashtag é muito simples! Basta digitar o sinal # seguido da palavra-chave que vai classificar melhor o seu post. Não se esqueça de colocar tudo juntinho, sem espaço, e de conferir a ortografia e a digitação.

O uso correto das hashtags traz muitos benefícios para a comunicação da sua marca. Essa ainda é uma das melhores formas de expandir seu público no Instagram – afinal, atrai pessoas que estão interessadas naquele tema e isso ajuda a ampliar a visibilidade do seu conteúdo.

Entre as hashtags mais usadas de 2022 no Instagram está a famosa #tbt ou throwback Thursday. Essa é antiga das redes, mas permanece entre as top 10 mais utilizadas pelos usuários. Veja algumas variações:

hashtags

Agora que você já sabe que é importante sim usar as hashtags, se liga nessas outras dicas que são fundamentais para o seu sucesso nas redes.

– Evite hashtags longas

Vamos supor que você esteja fazendo um post sobre marketing de conteúdo. O que você acha da seguinte hashtag?

#AsMelhoresDicasDeMarketingDeConteúdo

Ou ainda:

#asmelhoresdicasdemarketingdeconteúdo

Concorda comigo que a leitura é complicada? Na hora de replicá-la também não seria tão simples. Por isso, recomenda-se o uso de hashtags curtas e fáceis de ler. Isso as torna mais memoráveis e impactantes.

Nesse caso, você poderia utilizar:

#marketing #conteúdo #dicas

– Use letras maiúsculas em hashtags que têm mais de uma palavra

Usar a letra maiúscula no início de cada palavra em uma hashtag é a maneira mais fácil de garantir sua leitura correta. Assim fica mais claro onde uma palavra termina e onde a próxima começa.

Por exemplo: #MarketingdeConteúdo é mais fácil de ler do que #marketingdeconteúdo.

– Inclua algumas hashtags no próprio texto da publicação

As hashtags não precisam ser colocadas apenas no final do texto. Você pode adicioná-las no corpo da mensagem, uma forma de destacá-las e reforçar sua leitura e memorização. Nesse caso, não tem regra. Você pode testar os diferentes formatos e ver qual funciona melhor para você.

– Procure as hashtags utilizadas pelos seus concorrentes

Se a sua marca pretende impactar o mesmo público dos concorrentes, por que não utilizar as mesmas hashtags que eles? Faça uma pesquisa em suas redes sociais para descobrir quais são. Agora, se seu objetivo é atingir públicos que não são o alvo da sua concorrência, você pode ignorá-las totalmente.

– Priorize o uso de hashtags em português

Usar hashtags em inglês pode aumentar o alcance das publicações, mas atinge muito mais pessoas fora do país. Claro que devemos sempre ter em mente seu objetivo. Se for atingir outros locais, beleza. Mas se a ideia é expandir no Brasil, siga essa dica.

– Escolha as hashtags por segmento

Uma forma de facilitar a escolha das hashtags é pensar nos diferentes segmentos.

  • Nicho: foque em hashtags ligadas ao seu produto ou serviço.

Exemplos: #consultoria, #cursos, #cursosonline, #cursosdemarketing

  • Conteúdo: busque hashtags que resumem o conteúdo daquele post.

Exemplos: #marketing, #marketingdigital, #redessociais, #seo

  • Local: use hashtags para que seu público consiga te localizar.

Exemplos: #brasil, #riodejaneiro, #sãopaulo

Um ponto muito importante! A gente encontra facilmente as hashtags mais usadas na internet. Claro que elas são uma ótima forma de ser notado, mas seja coerente.

Uma das hashtags mais utilizadas em 2022, por exemplo, é a #nature. Mas isso não significa que você deve usá-la sem mais nem menos.

Mais importante do que usar uma hashtag que está em alta, é escolher aquelas que tenham relação com sua marca e com o post que está sendo divulgado. As hashtags escolhidas devem sempre estar alinhadas e ter coerência com seu conteúdo!

Você usa as hashtags como parte da sua estratégia de comunicação? Conta pra gente!

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