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Conteúdo, Estratégia

O que você faria com 100 milhões de dólares? Não sabe nem por onde começar?

Pois esse é o valor das vendas de terrenos em somente uma semana no metaverso, o mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais. Pra você ter uma ideia, um terreno de 556 metros foi comprado por nada menos do que US$2,4 milhões!

No The Sandbox, que é um desses universos virtuais, é possível comprar terrenos e criar itens que agregam a essa experiência aumentada. Grandes empresas como a Tesla, Adidas e muitas outras já garantiram seu espaço no metaverso do The Sandbox.

Em novembro deste ano, um terreno digital foi vendido por US$ 2,43 milhões. O valor é mais alto do que o preço médio de uma casa em Manhattan, em Nova York, e acima dos preços em São Francisco – uma das regiões mais caras dos Estados Unidos.

Mas o que pode ser feito nesses terrenos?

As possibilidades são muitas. Abrir um comércio, como fez a Lacta, é uma delas. A empresa já lançou uma loja que usa a tecnologia de realidade virtual para inserir os clientes no metaverso.

Também é possível construir um prédio ou abrir uma embaixada. É isso mesmo! Barbados se tornou a primeira nação a ter embaixada no metaverso, disponibilizando seus serviços. E ainda traz uma forte questão política por trás. O uso dessa tecnologia pode permitir que a pequena nação tenha voz na arena diplomática.

Os exemplos são muitos e parecem surreais. Recentemente, um usuário gastou cerca de R$  2,5 milhões por um terreno só para ficar ao lado do “Snoopverse”, um conjunto de terrenos adquiridos no The Sandbox pelo rapper Snoop Dogg.

Aqui no nosso mundo real, você deve ter notado que recentemente o Facebook virou Meta. Essa mudança mostrou a união de diferentes aplicativos do grupo, como o Instagram e o WhatsApp, e indica a valorização de sua nova aposta tecnológica e de negócios no metaverso.

E por que chegamos até aqui? Para te mostrar que fazer parte do metaverso já é uma realidade, e que as marcas têm, literalmente, um novo mundo a explorar!

O metaverso e as marcas

Repara só: já falamos do Facebook, Tesla e Adidas.

Outros grandes nomes como Coca-Cola, Pringles, McDonald’s, Taco Bell, Microsoft e Nike lançaram suas coleções no metaverso com edições limitadas de NFTs – outro assunto em alta.

NFT é a sigla em inglês para non-fungible token, ou token não fungível traduzido para o Português. É a representação de um item exclusivo, que pode ser digital ou físico; uma forma de propriedade virtual que pode ser transferida entre pessoas, companhias e criadores.

Entre janeiro e setembro de 2021, segundo dados do site de análises DappRadar, o volume de vendas desses tokens chegou a US$ 13,2 bilhões, valor maior que o Produto Interno Bruto (PIB) do Acre, Amapá e Roraima somados.

Lá no início de 2021, o presidente do Twitter, Jack Dorsey, vendeu seu primeiro tweet por pouco mais de US$ 2,9 milhões como NFT. A mensagem, publicada em 21 de março de 2006, diz “just setting up my twttr” (apenas configurando meu twttr, na tradução para o português).

Isso é para te mostrar que tudo tem valor e que a sua marca também pode agir e obter ganhos significativos no metaverso. Entenda que essa é uma nova forma de desenvolver a comunicação da sua empresa.

O que sua marca pode fazer

Quer saber como incluir o metaverso nas suas estratégias de Marketing? Veja algumas ideias!

1 – Crie seu próprio espaço virtual

O metaverso proporciona a criação de espaços virtuais para eventos e experiências, inclusive em 3D. As marcas também podem fazer parcerias com os mundos virtuais e hospedar eventos por lá.

Quem fez isso recentemente foi a Coca-Cola, que lançou NFTs que podem ser usados no mundo virtual Decentraland. A coleção da marca apresentou um cooler clássico e uma jaqueta.

“Cada NFT foi criado para celebrar os elementos essenciais da marca Coca-Cola, reinterpretados para um mundo virtual de maneiras novas e empolgantes”, disse Selman Careaga, presidente da Global Coca-Cola Trademark.

2 – Desenvolva itens para jogos ou experiências virtuais

Games como o Fortnite, Roblox e League of Legends são uma boa oportunidade para as marcas. A ideia é criar algo que possa ser usado nesses jogos e que vá contribuir com a experiência de quem está jogando.

O Fortnite já é um sucesso por si só: são 400 milhões de usuários globais. O game lançou parcerias com as Havaianas e até com a Balenciaga, uma marca de alta-costura. E, acredite, as pessoas estão pagando por itens virtuais que enriqueçam seus avatares – e com dinheiro de verdade!

Além de itens virtuais, a marca também disponibilizou uma edição limitada de chapéus, camisetas e moletons em suas lojas físicas e também no site.

Para a Balenciaga, o projeto mostra que seu envolvimento no metaverso está emergindo como um pilar estratégico de seu negócio, muito além de uma jogada de marketing pontual.

3 – Mostre que não há distância entre o real e o virtual

A pandemia impulsionou nossa aproximação com a realidade virtual. Muitos varejistas viram uma nova oportunidade com o fechamento mandatório de suas lojas físicas, e criaram cópias digitais de suas experiências presenciais.

A loja Amaro viu essa janela de oportunidade e lançou uma coleção no Animal Crossing, um jogo que virou fenômeno durante o isolamento social. E aqui tem uma ideia que você pode copiar: a marca criou uma influenciadora digital, a Mara.

“Por ser uma marca nativa digital, a Amaro entende que as barreiras entre o online e o offline estão cada vez mais tênues e por isso está sempre propondo lançamentos fashion-tecnológicas. Foi assim quando demos vida à Mara, nossa modelo virtual, que agora está virando uma trend hunter.”, explica Luciana Cardoso, diretora de criação da Amaro.

E olha como dá pra aproximar mais ainda o virtual do mundo real: os gamers criadores dos looks que foram postados no Instagram da ação receberam um voucher de R$ 400 para fazer compras na Amaro.

O metaverso chegou como mais uma oportunidade imperdível no mercado.

Talvez esses exemplos pareçam distantes demais da sua marca. Mas o que queremos mostrar é que qualquer empresa tem a habilidade para começar, mesmo que de forma menor.

Não se esqueça de que o maior objetivo do Marketing é estar onde o público está. Portanto, encontre sua forma de estar presente no novo mundo virtual.

Que tal incluir algumas ações no metaverso no seu próximo planejamento de Marketing? Quem sabe essa possa ser uma das suas resoluções para o ano novo!

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