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Conteúdo, Estratégia

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Estamos cercados. Essas, e muitas outras chamadas imperativas já fazem parte da nossa rotina. Tudo é chamada para ação, ou, em inglês, Call to Action (CTA). Um recurso simples, mas fundamental para o sucesso do marketing e da comunicação.

Afinal, é o Call to Action que direciona seu público a fazer o que você deseja – ou seja, chama o público para tomar alguma ação diante do seu conteúdo. Ação essa que vai aumentar seu engajamento nas redes sociais, suas vendas ou o tráfego para o seu site.

Esmiuçar essa estratégia e conhecer os melhores CTAs, pode te auxiliar a ter uma comunicação mais assertiva com o seu público. Vamos nessa?

Os CTAs e o Marketing Digital

O Call to Action (CTA) tem um papel decisivo em qualquer campanha de marketing. Ele é parte da estratégia, levando em consideração toda a jornada do consumidor – desde o primeiro contato com seu público-alvo até a conversão de fato.

Os CTAs motivam o consumidor a seguir em frente. No entanto, não pense que basta encher seus anúncios ou posts com CTAs. Como parte da estratégia, você precisa pensar quais usar e o quanto usar.

E para criar um Call to Action irresistível, leve em consideração algumas etapas. A primeira delas é analisar o estágio em que seu público se encontra. Vamos pensar num funil de vendas – jargão comum para quem trabalha com marketing, né?

Vamos supor que você tenha um blog. Não adianta você criar um CTA de venda para um usuário que acabou de descobrir a sua página. As chances dele seguir a trajetória do seu funil se tornam pequenas, afinal ele não foi fisgado pelo CTA adequado na hora certa.

Por isso, pergunte-se: o que você deseja atingir?

O CTA pode ser utilizado para diversos objetivos. Vamos destacar alguns dos mais utilizados no marketing digital.

  • Gerar tráfego
  • Inscrições em uma newsletter
  • Recomendar um download
  • Direcionar para páginas de vendas
  • Responder a pesquisas
  • Compartilhamentos, curtidas e comentários nas redes sociais

Outro ponto fundamental é saber com quem você está falando. Quem é sua persona, seu público-alvo? Assim você entende qual a melhor forma de conduzir a conversa e como direcioná-la até a conversão.

Como usar Call to Action no Instagram

O pulo do gato no Instagram são as interações, ou seja, o engajamento do seu público, pois é o engajamento que vai melhorar a sua taxa de entrega orgânica. Além de que os CTAs são essenciais para fazer com que seus seguidores conversem e te valorizem. Por isso, você deve incentivá-los a interagir.

Uma tática bastante simples é convidá-los a participar das suas postagens, perguntando o que acharam, ou qual sua opinião sobre aquele assunto.

Mas lembre-se que o CTA faz parte de um jogo de sedução. Envolva o seu público ao longo de todo o post, faça com que ele queira estar ali e te acompanhe até o final. Um bom texto, com aquela narrativa, é chave!

Seja persuasivo e conquiste através da sua argumentação, seja relevante para o seu público.  Aí sim o Call to Action vem como o fechamento perfeito.

Os formatos dos CTAs são diversos e determinantes. Onde você vai usá-los? Pense onde ele se encaixa melhor. Na imagem, na legenda, ou no decorrer do texto?

Exemplos de CTA para usar no Instagram

Veja alguns exemplos de CTA divididos de acordo com seu objetivo.

  • Engajamento

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  • Conversão

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  • Tráfego

– Clique no link na bio
– Acesse nosso site, o link tá na bio!
– Arrasta pra cima e confira!
– Acesse nosso site e saiba mais

  • Para usar no Carrossel

– Arrasta pro lado
– Arraste pro lado e entenda
– Arraste pro lado e confira!

  • Para usar em vídeos

– Assista agora
– Veja o vídeo até o final e entenda!
– Confira no vídeo, é só dar o play!

No caso dos vídeos, você também pode usar um CTA na descrição, incentivando seu público a tomar determinada ação. Por exemplo: “Para participar, acesse o link na descrição!”.

Depois de pensar em toda a estratégia, não tem pra onde correr: é chegada a hora dos testes. Você vai precisar testar termos diferentes para entender quais geram mais engajamento com seu público.

Nossa dica é fazer testes do tipo A/B, que são bastante eficientes. Para isso, você deve dividir o tráfego de uma determinada página em duas versões. Você pode testar um Call to Action diferente em cada versão e assim descobrir qual deles conversa melhor com seu público.

E você, gostou das nossas dicas? Acha que dá para aplicar no dia a dia? Me conta nos comentários!

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