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Você já ouviu falar no Medium? Esta plataforma de conteúdo aborda MUITOS assuntos e ainda faz segmentação de público-alvo. Por isso, pode ser uma estratégia super útil para profissionais de Marketing. Spoiler alert: há um potencial enorme de viralização.

Se liga que vamos te explicar o que é, como usar, quais as vantagens e se é pra você. Vamos lá?

O Medium nasceu em 2012, e é fruto do mesmo criador do Twitter e do Blogger. Lá a gente encontra publicações de profissionais e amadores, ou seja, qualquer pessoa pode publicar. É como um blog mesmo, podendo ter assinantes pagos e conteúdos gratuitos. Você pode personalizar a sua página como um site ou deixar mais simples. Há muitas possibilidades!

Cada usuário do Medium tem sua própria página, uma URL exclusiva, e os textos ficam disponíveis por tempo indeterminado. Como a plataforma investe muito em SEO (Otimização de Mecanismos de Pesquisa) as postagens que estão lá costumam ter uma classificação alta nos resultados de pesquisas.

Mas saiba que grande parte do engajamento e do tráfego nos posts é garantida pelo próprio algoritmo do site, que tem vários mecanismos de curadoria e recomendação de conteúdo para os usuários.

O que você precisa saber

É importante frisar que a qualidade do conteúdo conta muito! Sempre falamos sobre a relevância de textos bem escritos, ricos e informativos, mas o Medium, em especial, incentiva a construção de uma boa qualidade de conteúdo na rede.

Apesar de se parecer bastante com um blog, o Medium tem um quê de redes sociais – e esse é um diferencial muito bacana! Os usuários têm a opção de curtir, comentar e compartilhar seus posts preferidos.

Um dos destaques é a quantidade de curtidas, que é ilimitada! Mas no Medium, ao invés de likes, são palmas (claps). Assim, você pode enviar quantas palmas quiser para as publicações que mais gostar. Legal, né?

Só isso já colabora com o aumento da visualização das postagens, mas a plataforma tem mais a oferecer. Há outras formas de interação dos leitores com quem escreve as publicações, o que, sem dúvidas, é uma mão na roda.

Uma delas é a possibilidade de destacar os trechos que você mais gostou em um texto. E, além disso, o leitor também pode deixar comentários sobre esses trechos e começar um tópico de discussão ali mesmo – o que pode se tornar um post inteiro!

Pensando do ponto de vista do produtor de conteúdo, a possibilidade de fazer essas notas ajuda bastante caso você tenha se esquecido de alguma informação importante. Ou até mesmo usar essas notas como uma forma de complementar seu texto.

Além disso, o Medium possibilita uma construção fácil de audiência. O site atrai mais de 200 milhões de leitores todos os meses, de acordo com um estudo realizado pela Similarweb.

Como começar?

Mesmo se você for iniciante, saiba que o Medium tem uma plataforma gratuita, bem simples e intuitiva. Basta fazer um cadastro e já pode começar a escrever. Nossa dica é ficar atento aos termos de serviço definidos pela página.

Nesse ponto o Medium é bastante rigoroso, e eles podem remover qualquer conteúdo postado caso viole esses termos. Por exemplo, é bem claro que propagandas de terceiros e patrocínios não são permitidos.

E caso você esteja desconfiado por não conhecer a plataforma, saiba que o Medium mantém um servidor seguro para os seus dados, e usa criptografia para proteger a transmissão dessas informações.

Como são os melhores posts do Medium?

De acordo com estatísticas do FreeCodeCamp:

– Os canais mais acessados são os que falam sobre life hacks (organização, produtividade etc.), design, programação e tecnologia.

– As tags mais utilizadas têm a ver com startups, tecnologia, life hacks, design e empreendedorismo.

– Histórias com uma narrativa em primeira pessoa, que compartilhem de assuntos reais, são as mais lidas. E as melhores têm, em média, 7 minutos de leitura, algo em torno de 600 palavras.

– Posts do tipo lista (exemplo: 10 dicas para vender mais), que normalmente são populares e atrativos, não são o tipo de conteúdo preferido de leitores do Medium.

É importante que você descubra se o Medium vai atender as suas necessidades, por isso tenha em mente que esta é a melhor opção para pessoas ou empresas que buscam compartilhar suas ideias e conquistar mais engajamento. Mas, em se tratando de monetização, talvez essa não seja a melhor estratégia.

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