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“Uma imagem vale mais do que mil palavras”. 

O potencial da comunicação através de imagens se popularizou com essa famosa frase do filósofo chinês Confúcio. E é desse ponto de partida que queremos sugerir um aliado a mais para a estratégia de comunicação da sua marca: o Pinterest.

Totalmente voltada para o visual, essa rede social é hoje a principal ferramenta para quem busca referências, inspirações de serviços, produtos, fotos e receitas. É justamente de uma forma orgânica que sua marca pode aparecer e se aproximar do público e até influenciar decisões de compra.

O poder da imagem

Nós, seres humanos, somos naturalmente atraídos por conteúdo visual. Cerca de 90% da informação captada por nossos cérebros é visual, e nós processamos imagens 60 mil vezes mais rápido do que podemos processar textos.

Imagens são realmente cativantes, e os dados do próprio Pinterest comprovam isso.

E o que as pessoas mais buscam no Pinterest? O futuro: 85% dos usuários vão até o Pinterest quando querem começar um novo projeto, enquanto 80% já descobriram uma nova marca ou produto nessa comunidade.

As pessoas estão ansiosas por novas ideias, o que significa que elas querem te ouvir e encontrar inspiração na sua marca – a partir de um apelo visual incrível. Você já deu uma olhada nos painéis do Pinterest? São inspiradores!

A rede é um grande catálogo de referências e fazer parte do Pinterest pode trazer ótimos resultados para a comunicação da sua empresa.

Vamos conhecer melhor o Pinterest e suas diversas possibilidades?

A plataforma conta hoje com mais de 450 milhões de usuários ativos mensais no mundo, com um aumento anual de 37% entre 2020 e 2021. Inclusive, se o Pinterest fosse um país, ultrapassaria os Estados Unidos como o terceiro maior do mundo.

No ano passado, o Brasil foi o primeiro mercado na América Latina a receber o serviço Pinterest Ads. Essa iniciativa faz parte da expansão global da marca, especialmente porque estamos entre os maiores mercados do Pinterest fora dos EUA. Algumas marcas brasileiras já utilizaram o Pinterest Ads durante a fase de testes da ferramenta, entre elas Itaú, Westwing, Diageo, O Boticário, Eudora, Amaro, Mobly e Samsung.

Pinterest Business

De acordo com o Pinterest Business, os profissionais de marketing de mídia social recorrem à plataforma para:

  • Atingir um novo público e aumentar sua presença online;
  • Direcionar mais tráfego para o site da empresa ou loja online;
  • Incentivar conversões como inscrições em boletins informativos, vendas ou compras de ingressos.

A plataforma cresceu bastante nos últimos anos e atualmente oferece ferramentas de segmentação para alcançar pessoas por dados demográficos, interesses e palavras-chave, entre outros.

Outra possibilidade são as ferramentas de insights, que se aprofundam na demografia, interesses e comportamentos dos usuários. Sua marca pode usar essas informações para personalizar sua segmentação ou criar Pins mais eficazes para atingir seu público.

Por falar em Pins, que tal anotar umas ideias de como tornar os seus mais atraentes?

 

  • Preze pela qualidade

 

Ninguém gosta de ver imagens distorcidas e pixeladas, não é mesmo? Então siga as recomendações de resolução para imagens e vídeos sugeridas pelo próprio Pinterest pra não errar.

 

  • Escolha imagens verticais

 

Desde 2018, pelo menos 80% dos usuários navegam no Pinterest no celular. Por isso, utilize imagens numa proporção 2:3 para evitar que elas apareçam cortadas.

  1. Capriche na descrição das imagens

Uma boa descrição pode te ajudar a melhorar o SEO e incentivar os usuários a clicar no seu link – não se esqueça de testá-lo para ter a certeza de que ele está funcionando.

 

  • Utilize vídeos

 

Nem todo mundo associa o Pinterest a vídeos, mas tem sido um crescimento vertical na plataforma. A empresa até lançou pacotes de anúncios que são configurados para reforçar a segmentação e o alcance das campanhas de vídeo.

 

  • Seja consistente

 

Quanto mais você publica e utiliza a plataforma, mais familiarizado você fica e entende qual o melhor caminho para a comunicação da sua empresa. A regularidade garante que seu conteúdo alcance um público mais amplo.

O Pinterest também pode ser usado como sua bola de cristal: oito em cada dez previsões feitas pela plataforma para 2021 viraram realidade. “Nosso relatório mostra o que ainda não é tendência, mas vai ser. Uma janela para o futuro na plataforma que as pessoas usam para planejá-lo”, afirmam.

Então, você já sabe o que fazer. Além de todas as dicas que te demos, a própria plataforma oferece ideias para atrair tráfego para seu blog, como ganhar dinheiro através do Pinterest, como aproveitar todos os recursos disponíveis e alavancar suas mídias sociais. Vai lá e corre pro Pinterest!

Se você quer incluir o Pinterest em seu plano de comunicação e não sabe como, agende um papo conosco, podemos te auxiliar: whatsyour@colony.com.br.

 

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