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Estratégia

Em algum momento da vida, vamos ter que cancelar algo, seja uma assinatura de TV a cabo, um plano de celular que não compensa mais ou um compromisso que ficou inviável. Agora, aqui entre nós, esse termo se aplica às pessoas?

De acordo com a internet sim. A prática é bastante presente nas redes sociais desde 2019.
Pro dicionário, cancelar é:

  1. Eliminar ou riscar (o que está escrito) para tornar sem efeito.
  2. Tornar (algo) nulo, sem efeito, sem valor.

Mas e na prática, como funciona? Uma pessoa – especialmente famosa – é cancelada quando diz ou faz algo considerado errado.  Nestes casos, o grande júri é a internet. Um exército de pessoas como eu ou você que apontam o dedo e decidem destinos. Um exemplo bastante icônico foi da influencer Gabriela Pugliesi, que fez uma festa no início da pandemia e foi massacrada em suas redes pela atitude irresponsável. Além de perder seguidores, ela perdeu contratos e patrocínios.

Apesar de ser assunto há dois anos, a cultura do cancelamento ganhou ainda mais força recentemente com a 21ª edição do BBB. A postura inicial dos participantes e os debates travados indicavam que essa seria a edição que cancelaria o cancelamento, mas não foi bem assim.

A suposta intenção de superar a pauta dos cancelamentos acabou – naturalmente – se transformando em medo. Afinal, não vamos esquecer que são milhões de espectadores aqui fora prontos para detonar qualquer comportamento reprovado lá dentro. Se isso antes não era um problema, pois as notícias eram veiculadas na mídia tradicional, agora com a velocidade da internet, não tem perdão.

O peso fez com muitos participantes apresentassem dois tipos de comportamento:  ou evitavam se posicionar sobre situações que ocorreram na casa com receio do que o público do programa acharia ou se posicionavam até demais sobre assuntos que não cabiam no momento (o famoso “militou errado”).

Dentro do confinamento não é possível ter uma visão holística da Casa ou do que tá acontecendo fora dela. Sendo assim, os participantes estão lidando com recortes, enquanto para quem está aqui fora tudo é mais claro. Obviamente, isso não é uma justificativa para comentários preconceituosos, irresponsáveis e incoerentes, mas é uma forma de tentarmos entender a situação pelo olhar de quem está lá dentro, numa dinâmica bem específica.

Participantes que foram e estão sendo canceladores dentro do jogo se tornaram cancelados aqui fora, mas não foram “só” cancelados. Tiveram sua privacidade invadida, carreira destruída e ameaças de morte, que envolveram não só o jogador, mas toda sua família.

Isso quer dizer que nunca devemos julgar as atitudes dos outros? Pelo contrário! Devemos e essa é exatamente a intenção do programa, mas julgar uma atitude não é o mesmo que cancelar (anular, riscar). Talvez o que precisamos aprender é: qual é o limite disso tudo?

A grande questão é que a pauta do cancelamento não atinge somente os jogadores. Atinge invariavelmente todos ligados a dinâmica do programa. Ninguém está salvo. Saber responder de forma rápida é uma demonstração de uma comunicação bem articulada e estratégica. Seja para as empresas e marcas ou as assessorias dos participantes.

A Avon, marca patrocinadora do programa, soube fazer isso de forma leve, usando memes e a opinião do público sobre os participantes do reality para criar publis bem-humorados:

Avon public

Comunicação da Avon nas redes

E no momento certo, se posicionou sobre o cancelamento iniciado pela internet:

Avon nas redes

Avon se posicionou contra o cancelamento no BBB

O cancelamento não é algo exclusivo do BBB. Diariamente, famosos e anônimos são canceladores e cancelados. E no fim, o cancelamento não gira mais em torno do erro, mas sim, da pessoa. A preocupação deixa de ser sobre a pessoa se redimir dos seus erros, e começa a ser sobre apagar a existência da mesma. Bem mais fácil, né?

O intuito desse texto não é passar pano ou diminuir as ações negativas de alguém, mas sim, propor uma reflexão sobre o outro lado, pois talvez não estejamos fazendo isso da forma mais efetiva e humana. Cancelar uma publicação no Instagram é fácil, com alguns cliques excluímos ela pra sempre. Deveria ser da mesma forma com uma pessoa?

O tribunal da internet precisa lembrar que por trás das telas, cada um existe e sente na pele tudo aquilo que as redes desdobram em detalhes. O cancelado de hoje por ser outro, mas amanhã, pode ser você. 😉

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Anna Kuczmarski