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Estratégia

Imagina que você pretende comprar um celular novo. Normalmente, fazemos pesquisas de preços e também queremos saber a opinião de outras pessoas que já usam e conhecem aquele modelo, não é?

E é aí que uma marca tem tudo a ganhar – ou perder. Quanto mais pessoas falarem bem de uma empresa, maiores são as chances de conquistar novos clientes, fidelizar os antigos e, consequentemente, alavancar seus negócios.

Uma pesquisa realizada pela consultoria Nielsen identificou a diferença de credibilidade entre as marcas e as informações oferecidas por amigos. De acordo com o estudo, 83% das pessoas confiam em indicações de pessoas que conhecem, enquanto somente 33% do mesmo grupo analisado confiam na marca.

O famoso, e antigo, boca a boca ganhou novas proporções com a revolução tecnológica que a comunicação vive desde a popularização da internet e das redes sociais. Hoje em dia essa possibilidade de fazer com que pessoas reais recomendem seus produtos ou serviços é chamada de Marketing de Defensores.

Essa é uma das estratégias de marketing com menor custo e maiores benefícios. No entanto, para que seja um método eficiente, você precisa conquistar o público para que ele defenda sua marca. Além de consumidores, você deve conquistar verdadeiros embaixadores.

Mas por que as pessoas se tornam defensoras de marcas?

A neurociência explica. A resposta está na reciprocidade.

A reciprocidade é a necessidade de retribuir da mesma maneira o que recebemos. O cérebro humano evoluiu para evitar relações com aqueles que nos ameaçam e fortalecer relações com pessoas que nos ajudam.

Ou seja, se recebemos coisas boas, queremos retribuir. Afinal, somos mais fortes juntos do que separados.

E a reciprocidade tem tudo a ver com os defensores de marca, já que eles tendem a apoiá-la de forma orgânica e natural, sem receber nada em troca. Só que para isso eles precisam vivenciar experiências positivas.

Sua marca até pode ter um produto incrível, revolucionário, na medida para atender as necessidades do público, mas tudo isso perde valor se seu atendimento for ruim, por exemplo.

Os consumidores procuram por valor agregado, e é preciso oferecer algo a mais para se destacar. Seja na sua comunicação, ou na experiência do cliente, o importante é proporcionar mais do que apenas um produto ou serviço.

Por isso, quando pensamos na estratégia de comunicação isso inclui dar a devida atenção a todas as etapas da jornada do cliente para que se crie verdadeiros laços e consequentemente defensores para a marca.

Além de novos clientes, o marketing de defensores traz outros benefícios para o seu negócio. Já pensou sobre isso?

As vantagens do marketing de defensores para sua marca

1 – Aumenta sua presença digital

Como já vimos, a opinião das pessoas é muito importante na hora da decisão de compra. Então, caso alguém veja uma avaliação positiva sobre o seu produto ou serviço, é bastante provável que ela te procure na internet.

Uma boa avaliação gera maior movimentação nas suas redes sociais, como novas visitas, comentários e compartilhamentos. E tudo isso ajuda no posicionamento da sua empresa no Google, ou seja, são fatores importantes de SEO (Search Engine Optimization).

2 – Gera conteúdo orgânico

Clientes ativos, e conquistados pela sua marca, vão interagir nas suas redes sociais e, consequentemente, criar conteúdo orgânico para o seu negócio.

Uma pesquisa do Marketing Institute mostra que o conteúdo criado por defensores recebe dez vezes mais engajamento do que mídias pagas e sete vezes mais que conteúdo publicado nos canais oficiais da empresa.

Lembre-se que a nossa decisão de compra é fortemente baseada em indicações de outras pessoas!

3 – Aumenta a taxa de conversão

Um estudo da Harvard Business School apontou um aumento de 5% a 9% nas vendas a partir de cada estrela adicionada à avaliação da sua marca na internet. Um review positivo pode tirar aquela dúvida que faltava para o cliente e garantir a venda.

O marketing de defensores nasce a partir de uma relação de confiança e oferece o que há de mais poderoso: pessoas reais recomendando a sua marca. Não se esqueça que os consumidores desempenham um papel muito importante para o Marketing e a comunicação.

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