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Comportamento, Mastigado

A pandemia do coronavírus acarretou uma série de mudanças e adaptações, que serão absorvidas por empresas e consumidores por sabe-se lá quanto tempo, não é mesmo? 

Não faltam exemplos de estabelecimentos que precisaram fazer adequações drásticas em seus serviços para sobreviver aos efeitos da crise sanitária na economia. 

Para entender melhor essa dinâmica no dia a dia, conversamos com o Caio, proprietário da SALT ZN Pizzaria e Restaurante, no bairro Santana em São Paulo. Diante das medidas de isolamento social, o primeiro pensamento dele, lá em março de 2020, foi em como manter o negócio vivo. Tratando-se de pizza, achou que a sobrevivência, com o uso de apps de entrega e delivery, talvez fosse mais viável. No entanto, a preocupação latente era a recessão da economia de forma geral e uma possível baixa na demanda dos clientes. Isso impactaria diretamente na manutenção dos empregos do seu time. 

Quando foi idealizada, a SALT ZN não tinha o objetivo de trabalhar com delivery. Porém, essa modalidade de atendimento precisou ser implantada na pandemia e, graças aos bons resultados, será mantida.  

Como muitos outros estabelecimentos e empresas, a SALT ZN não mediu esforços para manter seus funcionários e distribuidores. Foi, e ainda está sendo, um período que exige organização, criatividade e compreensão, já que a pandemia ainda não acabou.

Em meio ao caos político, econômico e social que o Brasil vive, se reinventar é a única saída viável. E como enxergamos isso na comunicação? 

Como mais uma oportunidade. 

Agora, os restaurantes não são apenas estabelecimentos físicos. Eles podem agregar mais valor virtualmente criando conteúdo, engajando os clientes, buscando formas criativas de vender produtos. 

Se você tem uma empresa e quer saber como adequar o seu negócio ao momento que vivemos, em que o marketing digital é crucial, confira o passo a passo:

1. Seu produto pode ser vendido on-line? Isso significa entender até que ponto ele é escalonável, por exemplo. Você pode fazer delivery? Pode fazer produto digital?

2. Em que canal seu público está? Você está lá também? Como é a sua comunicação com este público?

3. Seu público é presente nos seus canais digitais? Você consegue pensar em maneiras inovadoras de engajar o seu público? Por exemplo, lojas e brechós on-line têm inovado ao fazer vendas durante lives.

Sem romantização em excesso, vamos sobrevivendo dia a dia, buscando formas de aprender e trocar experiências que serão levadas para vida.

E você, conhece alguma história de reinvenção? Conta pra gente!

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