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Comportamento

O comportamento e a mente das pessoas mudaram no último ano, fazendo com que novas tendências, até então inimagináveis, ganhassem atenção. O que virá é um ótimo exemplo do legado deixado pelo que vivemos em 2020.

As empresas – de todos os segmentos – foram obrigadas a rever processos e se adaptar às novas necessidades. Porém, é importante saber diferenciar as tendências que logo cairão no esquecimento daquelas que devemos adotar, e pensar de que forma podemos aplicar na comunicação.

O estudo global “2021 Global Marketing Trends: Find your focus”, realizado pela Deloitte, especializada em serviços de Auditoria e Consultoria, entre outros, procurou entender quais foram as principais mudanças de hábitos de consumo nos últimos meses, e quais as melhores estratégias e expectativas das empresas para o próximo ano.

Segundo o estudo, quatro entre cinco pessoas poderiam citar algo positivo sobre uma marca durante a pandemia e, para 20%, isso ajuda a aumentar sua confiança nela. Outro dado mostra que 63% dos participantes estão mais inclinados a usar as tecnologias digitais mais do que antes.

De acordo com esse estudo, os profissionais de liderança de Marketing apontam o digital e a tecnologia como as áreas mais importantes de suas empresas nos últimos dois anos, seguida por marketing e vendas.

Talvez não seja demais lembrar que aqueles que estão atentos às novidades, e conseguem traçar estratégias inteligentes adiantando o que virá, saem na frente. Por isso, vamos destacar cinco tendências pra você ficar de olho!

Inteligência artificial

Uma velha conhecida nossa? Sim. E-commerce, rotas no celular, buscas no Google, aplicativos de investimento financeiro, chegamos até a indústria e a agricultura.

O ponto em comum é justamente o que a inteligência artificial tem para oferecer: tecnologia para resolver problemas e aumentar a produtividade.

Segundo dados levantados no relatório AI Readiness Index 2019, feito pela Oxford Insights, o Brasil está em 40º lugar entre 192 países no que diz respeito a soluções de Inteligência Artificial. A previsão é de que a implementação da tecnologia movimentará US$ 15 trilhões mundialmente até 2030.

Pois saiba que essa ferramenta é a que mais ajuda os profissionais de marketing a reformular estratégias através de análises de dados, tendo como foco o cliente. Assim, as empresas conseguem conhecer seus clientes a fundo e antecipar suas necessidades.

E a gente sabe que cliente satisfeito é cliente fiel.

Dados

Dados, ou seja, informação. A base para decisões importantes.

Os insights baseados em dados são uma ferramenta importante para as marcas criarem campanhas de marketing assertivas. Pode-se utilizar informações como dados pessoais, geolocalização e dados ambientais para direcionar uma venda para a pessoa certa no momento certo.

A análise de dados gera diversos benefícios para seu negócio, como agilidade, visão integrada da empresa, precisão na tomada de decisões e reduz suas chances de errar.

Blockchain

Como falamos de dados, vamos falar de Blockchain. Pode parecer estranho trazer algo do universo financeiro para o marketing, mas já que estamos tratando de bancos de dados, logo pensamos em confiança – e relacionamento.

Com a aplicação do Blockchain, a conexão com as empresas e seus públicos será direta, sem a necessidade de intermediários como é hoje. Um exemplo de intermediador de compra e venda é o Google.

O Blockchain vai fazer com que o usuário seja recompensado por fornecer seus dados. O consumidor terá a vantagem de poder escolher compartilhar um anúncio em suas redes sociais e ganhar dinheiro nessa operação, por exemplo.

Realidade virtual

A realidade virtual já faz parte do nosso dia a dia, do entretenimento aos negócios – sendo impulsionada pela necessária adaptação ao trabalho remoto. E espera-se que seu uso ganhe ainda mais tração nos próximos anos, através da assistência remota, nuvens e da criação de universos virtuais.

Assim, problemas de distância, orçamentos e mobilidade serão facilmente solucionados, fazendo com que a realidade virtual torne-se crucial para campanhas de marketing. As empresas poderão interagir e se envolver com seus clientes de forma mais ampla, ágil e criativa.

Marketing de voz

“Alexa, o que eu tenho na minha agenda hoje?”.  As pessoas se relacionam com seus assistentes de voz quase como se fossem íntimos.

A personalização dos dispositivos que funcionam através do comando de voz é cada vez mais eficaz e sua utilização é fundamental, uma vez que a voz está se tornando o canal mais importante para o marketing. Por isso, otimizar os mecanismos de pesquisa baseados em voz é uma tendência que não deve ser subestimada.

E aí, você, sua empresa, seu cliente, seu negócio, sua equipe estão preparados para o novo momento?

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