Menu

Conteúdo

Recentemente o jogo Fall Guys: Ultimate Knockout ganhou notoriedade dos gamers e da internet como uma plataforma multiplayer ultra colorida do tipo battle royale, onde você cria o seu personagem e compete com mais 59 pessoas em gincanas no maior estilo Olimpíadas do Faustão e Wipe Out. E o que isso tem a ver com as marcas e as redes sociais? Vamos supor que cada pessoa do jogo é um CM (Community Manager) que representa uma marca. Esse profissional se esconde através de um perfil, porém é o responsável não só por administrar TUDO com relação ao desempenho da marca e ser linha de frente com os consumidores finais, como também é o responsável por fazer essa conta estar sempre a frente e no topo dessa corrida maluca das marcas na internet.

Será que você é capaz de chegar no último round, escolher o melhor profissional e fazer sua marca ser uma campeã de engajamento? Prepare-se!

Round 1 – Ovos Mexidos
Regra: coloque o máximo possível de ovos no ninho da sua equipe antes que o tempo acabe.

Assim como no jogo, para um bom CM, cada segundo importa e até o final você não pode parar de melhorar o seu time. Dica: sempre terá algo para melhorar ou aprimorar nas páginas que administra. Já atualizou o SOBRE hoje? O avatar já está há muito tempo sem um refresh? Que tal mudar a cover? E se o CM se aproveitar de algum meme para criar conteúdo? Aquela notícia que saiu faz sentido para a sua marca, que tal pegar uma onda aí? Tudo que está dentro e fora das páginas é um motivo para gerar inquietação. De grão em grão, com um bom profissional, sua marca pode se tornar a galinha dos ovos de ouro.

Round 2 – Combinação Perfeita
Regra: oriente-se pelo ícone na tela para evitar a lama

Essa etapa requer muuuita atenção!
Atenção é um atributo que é base de qualquer profissional, porém quando falamos em redes sociais, a falta de atenção pode gerar um impacto muito maior do que o esperado. Digamos que o CM é o dono, o gerente daquela página. Ele, então, precisa não só entender tudo o que a marca é, como decorar os direcionamento do cliente, verificar se o post que está subindo está com a arte certa, com o texto adequado, se tudo está se conversando entre si, se aquele conteúdo faz sentido para o que já está sendo feito em questão de branding.
Um pequeno deslize e sua marca vira meme, cai na lama. Quem se lembra quando a marca de balas Halls sugeriu que você devesse furar o olho do seu melhor amigo ou quando a empresa Bom Negócio se utilizou de uma foto de banco de imagens para inventar uma história de conquista?

Cuidado, você pode ficar sem chão!

Round 3 – Na Ponta dos pés
Regra: evite os pisos falsos e encontre o caminho secreto para chegar ao final.

Dando continuidade ao que foi dito acima, tudo que está dentro e fora das páginas também é importante para o conhecimento do CM. Mas porque? Se lembra quando a marca Personal se utilizou de uma frase do movimento negro para vender papel higiênico preto? Isso gerou tantas críticas que poderiam ter sido evitados se alguém que estivesse mais antenado em tudo que andava e anda sendo dito sobre questões raciais no mundo tivesse levantado essa bola. Um passo em falso e tudo pode estar perdido!

Sabemos que o CM muitas vezes acaba por ser a ponta do iceberg, e pode não ter relação com a criação da campanha, mas por estar diretamente em contato com o cliente, sabe que qualquer mensagem ou resposta descontextualizada pode gerar uma crise. Ter um profissional que lê muito as notícias, e entende o que está acontecendo no seu país e no mundo é fundamental para que a qualquer marca não caia em um buraco e ainda sirva de carona para alavancar a concorrência.

Round 4 – Portas Malucas
Regra: evite as portas falsas e corra até o final!

Firme na corrida? Um CM sempre tem muito o que fazer e, por isso, é muito fácil perder o rumo das coisas, atropelar processos ou na correria optar por soluções mais rápidas. Por isso, você precisa ter um profissional que tenha tudo muito bem mapeado. Organize-se, olhe sempre pra frente e trace o melhor percurso. A rotina, embora às vezes maçante, é essencial para que todas as frentes que permeiam as redes sociais sejam atendidas e que nenhum prato girando caia. Nem sempre os atalhos são os melhores caminhos.

Round 5 (Final) – Lava Escaladora
Regra: Não deixe que a lava te alcance e vença os obstáculos para sobreviver e chegar ao final.

Parabéns! Chegou o último round! Esse talvez seja o ponto que una todas as informações acima. Além de todo o trabalho apenas para a página continuar diariamente funcionando e crescendo, o CM também lida com pessoas que estão ali apenas para serem agressivas e puxar pra baixo a todo custo. Assim como no jogo, cair e levantar faz parte, o importante é saber se o profissional será capaz de manter a calma e focar nos objetivos.

Seguindo todos esses passos para escolher um CM, você com certeza poderá conquistar essa corrida de marcas e se surpreenderá com o desempenho da sua página.

Linkedin
WhatsApp