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Neste texto, você vai conhecer uma forma de abordagem para conquistar usuários de um jeito completamente diferente de tudo o que já existiu. Mais do que apresentar um produto em imagens, agora é possível causar sensações! E o melhor: usando apenas um microfone e a sua criatividade.

AFINAL, O QUE É O ASMR?

A sigla em inglês para Autonomous Sensory Meridian Response nada mais é do que uma resposta meridional sensorial autônoma, ou seja, uma sensação agradável gerada no corpo por um estímulo externo, que nos vídeos de ASMR costuma ser sonoro ou visual.

(Crédito: Reprodução / Gentle Whispering)

Atualmente, estima-se que, apenas no YouTube, milhões de pessoas visualizem produções de ASMR todos os dias em busca de relaxamento, aumento da concentração ou de uma noite de sono melhor. A mágica do ASMR está no gatilho que vai despertar as sensações prazerosas em quem assiste aos vídeos.

Um estudo da Universidade Swansea sobre o tema classificou um ranking dos favoritos:

  • Sussurros (75%)
  • Atenção pessoal (69%)
  • Sons nítidos (bater as unhas em objetos, arranhar, etc.) (64%)
  • Sons vagarosos (53%)
  • Sons repetitivos (36%)

 

COMO PRODUZIR?

Os ASMRs, geralmente, são gravados em lugares calmos e silenciosos, livres de ruídos, como sons de carros, pessoas conversando, entre outros. Tudo o que você precisa é de uma câmera com microfone embutido ou microfones externos.

Embora seja possível gravar com um equipamento simples, como uma câmera de celular, por exemplo, os microfones binaurais transmitem uma melhor sensação de relaxamento para quem ouve o ASMR.

Por serem microfones estéreo, acabam captando o som de praticamente todas as direções: direita, esquerda, frente, fundo, alto e baixo; proporcionando uma experiência bem real para quem gosta desses vídeos.

(Crédito: Reprodução / Head & Shoulders)

ASMR E SAÚDE MENTAL

Um estudo do Departamento de Psicologia da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, monitorou as reações de voluntários ao assistirem a vídeos comuns e de ASMR. A conclusão foi que as pessoas que assistiram aos conteúdos de ASMR tiveram suas frequências cardíacas reduzidas de forma significativa e ainda se mostraram mais relaxadas e com maior propensão a ter pensamentos positivos.

(Crédito: Foto de Reinhart Julian, via Unsplash)

Essas características são similares às de sensações provocadas por outras técnicas cientificamente comprovadas de redução de estresse, como ouvir música ou até o mindfulness, estado mental de atenção plena no presente.

Apesar do pioneirismo para ajudar pessoas na luta por saúde mental, o ASMR também ganhou os corações de diversas marcas. É por meio dos estímulos provocados nas pessoas, principalmente pelo som, que a técnica tem bombado em campanhas publicitárias — permitindo que o público sinta os produtos sem nem ao menos tocá-los.

 

CONHEÇA MARCAS QUE INVESTIRAM NO ASMR

POPEYES

A marca se apropriou da linguagem do ASMR para comprovar a crocancia de seus frangos fritos. Com isso, firmaram parceria com uma das maiores artistas de ASMR do Brasil, a Sweet Carol — canal comandado por Mariane Carolina Rossi.

(Crédito: Reprodução / Canal Sweet Carol)

 

SKOL

“O almoço de Páscoa chegou. Mas ele não tem o mesmo sabor sem a avalanche de comentários dos parentes. Hmmmmmmmmm que delícia para os ouvidos! É por isso que a Skol preparou o ASMR: Almoço Skol Mais Redondo. Coloque o fone e deleite-se!

(Crédito: Reprodução / Canal Skol)

 

MICHELOB: ULTRA PURE GOLD

Esse foi um dos melhores comerciais de ASMR exibidos até o momento, durante a pausa comercial do Super Bowl, em 2019. A marca de cerveja americana Michelob convidou a atriz Zoe Kravitz para demonstrar a “pura experiência” da nova Ultra Pure Gold. A oportunidade foi perfeita para fazer com que os espectadores pudessem “sentir um gostinho” do produto, mesmo sem poder prová-lo. Coloque os fones de ouvido, aperte o play e aproveite!

(Crédito: Reprodução / Youtube)

 

W MAGAZINE

A W Magazine fez uma série de 37 vídeos de ASMR, divididas em duas temporadas. Em seu site, descreveram: “Algumas das maiores celebridades do mundo experimentaram o AMSR — o fenômeno sensorial baseado em áudio com seguidores cult na Internet”. Veja todos os vídeos clicando aqui!

(Crédito: Reprodução / Site W Magazine)

 

KATY PERRY

E por último, mas não menos importante, Katy Perry fez a alegria dos fãs ao divulgar um vídeo cantando em ASMR. O fenômeno se tornou uma febre nas redes sociais nos últimos anos e a cantora aproveitou para apresentar sua música mais recente: “Harleys in Hawaii“. Contudo, para deixar o vídeo ainda mais inusitado Katy gravou dentro de uma oficina!

(Crédito: Reprodução / Katy Perry)

BRASIL: UMA VERDADEIRA FÁBRICA DE ARTISTAS DO ASMR

Apesar desse fenômeno ter surgido fora do país, a onda veio com tudo pra cá! Os profissionais se encontram em diversas regiões; residindo em capitais ou até mesmo no interior. É possível notar diferentes tipos de trabalhos, cada um com sua originalidade e especificidade no assunto. 😉

Ficou interessado? Então, fique de olho nesse top 10 que separamos pra você:

  1.  Sweet Carol
  2. Gaúcha ASMR
  3. ASMR adilipe
  4. Marina ASMR BR
  5. ASMR lá nas alturas
  6. Monique Always
  7. Banana Vintage
  8. Naiane ASMR
  9. Bruna ASMR
  10. Bella Sant ASMR

 

POR QUE INVESTIR EM UM CONTEÚDO DIFERENTE?

E aquela regra básica: quanto mais o usuário se identifica com o seu conteúdo, maior a chance dele continuar a consumir o que você oferece. O conceito de “experiência” tem pesado cada vez mais no ambiente digital, já que as pessoas andam cobrando a preocupação que marcas devem ter em oferecer uma experiência mais completa, indo desde a satisfação do produto adquirido, até o papel social que elas devem cumprir diante da sociedade. Afinal, somos um coletivo. 😉

Levando isso em conta, os artistas de ASMR conseguem se conectar da forma mais profunda possível com seus seguidores, despertando sensações que relaxam, aliviam o estresse e os ajudam a enfrentar os empecilhos diários. Com o estresse gerado pela pandemia, o crescimento pode ser ainda maior por estarmos vivendo momentos de incertezas e muita ansiedade. Assim, o consumo de ASMR pode gerar um enorme engajamento com diversas categorias de produtos, proporcionando momento de relaxamento e descontração geral.

 

O QUE LEVAR EM CONTA NA HORA DA PRODUÇÃO?

Cada indivíduo é único e os gatilhos, vulgo sensações que cada um deles sentem, diferem de pessoa para pessoa. Por isso, nosso conselho de ouro é: torne-se parceiro dos canais de ASMR e troque ideias com os influenciadores a respeito do funcionamento das diversas técnicas que podem ser aplicadas! Afinal, ninguém melhor do que eles para entender o funcionamento da audiência do que produzem, e auxiliar o seu planejamento de conteúdo a ser o mais assertivo possível.

[Leia em sussurros]

~ Agora que você já sabe todos os detalhes desse novo formato de conteúdo, não deixe de nos contar como foi a sua experiência com o ASMR. Esperamos a sua opinião no nosso Instagram! 😉 ~

 

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